O tempo cura? Eu não sei. Entendo apenas que o tempo nos afasta e com a distância vem a compreensão de que as circunstâncias mudam. Os capítulos são outros. Há novas páginas a serem escritas, há novos personagens, outro enredo, outros sabores, outras canções. Quanto mais demoramos a aceitar o novo cenário em que nos encontramos, mais sofremos. Há acontecimentos que fogem de nosso domínio. E de nada vale adiar o inevitável. Não é fácil ou tão simples assentir as mudanças, no entanto, permitir que elas ocorram com naturalidade é a coisa mais sábia a se fazer.
O vento que traz também leva. Em um determinado instante escrevemos a história, no seguinte segundo, somos a memória daquilo que imprimimos. Algumas pessoas serão apenas marcas de um pretérito distante. Outras deixarão seu perfume em nossa alma. Afinal, alguns ausentes sempre estarão presentes. O tempo sopra o vento da mudança sobre as paisagens e nós estamos aqui apenas de passagem. Tudo é cíclico. Tudo passa e retorna. Pois o vento que leva também traz...
Quanto de mim se perdeu pelos vãos das estradas, em becos dos quais sequer me lembro. Quanto de mim se desbotou sem que eu me desse conta. O exercício de viver pesa sobre a espontaneidade dos sorrisos. A força da alegria nem sempre vence o despudor do cansaço. Há manhãs em que machuca despertar, pois a realidade, muitas vezes, é cruel e longamente perturbadora. Há dias em que o sol queima, mas não aquece o coração e, embora não haja nuvens, em alguma parte que meticulosamente ocultamos do mundo, cai uma tempestade silenciosa contra a qual tentamos resistir. No entanto, em certas ocasiões é preciso perder algo para encontrar aquilo que nos falta. Isso é irônico, eu sei. Mas é através das lágrimas que a vida nos ensina o valor do sorriso.
Eu já quis ser outra pessoa. Porém isso não significa que eu seria melhor do que me julgo ser. Cabe a mim aprender enquanto as lições persistem. Deixo que a brisa colida contra o meu rosto sereno. Nada se perde de fato, tudo se transforma. O que se divide, multiplica. E a vida soma.